Dentro do setor industrial um dos principais processos para garantir uma alta produtividade é estabelecer uma rotina de inspeções e manutenções do maquinário. Dessa forma, os gestores diminuem as chances de serem surpreendidos pelas temidas manutenções corretivas não programadas, que podem interromper a produção e gerar grandes prejuízos.
Para fugir deste tipo de problema é importante conhecer os quatro tipos de manutenção industrial e, mais do que isso, saber qual a forma correta de incluir cada um destes no seu cronograma de manutenções.
Buscando esclarecer as principais dúvidas sobre como e quando realizar cada tipo de manutenção e, dessa forma, garantir uma produção eficiente, nós, da Fox Peças Intercambiáveis trouxemos este artigo para você. Entenda abaixo os tipos de manutenção industrial.
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva é aquela realizada quando uma máquina tem sua operação interrompida por um erro súbito. Estas falhas geralmente ocorrem de forma inesperada, seja por uma avaria repentina ou pela falta de acompanhamento correto do funcionamento da máquina. Este tipo de manutenção é o mais temido por gestores, visto a sua imprevisibilidade, e traz diversas desvantagens, como:
- Perdas e atraso na produção;
- Elevados custos de reparo;
- Demora no conserto;
- Perda total e inesperada da máquina.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é o tipo de manutenção mais comum dentro da indústria, ela é realizada periodicamente seguindo um planejamento. Este modelo é especialmente eficiente para prevenir o envelhecimento das máquinas e realizar a substituição de peças que sofrem com desgaste ao longo do tempo.
Estas manutenções, por seguirem um cronograma definido pelos técnicos, tendem a não afetar a produção e garantem que o maquinário mantenha sua eficiência.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva utiliza técnicas e aparelhos de medição avançados para monitorar a “saúde” de uma máquina. Com as manutenções preditivas, as máquinas são monitoradas de maneira quase constante. Dessa forma, falhas pontuais e desgastes podem ser identificados com antecedência.
As manutenções preditivas são um técnica moderna e que têm mostrado sua eficiência para a indústria, pois além de garantirem a saúde dos equipamentos, elas trazem segurança e assertividade para a produção e todo o quadro de colaboradores de uma empresa.
Manutenção prescritiva
Por último, temos a manutenção prescritiva. Neste modelo, existe uma análise aprofundada dos dados obtidos nos outros tipos de manutenção, dessa forma, é possível prever falhas e dar recomendações sobre quais ações devem ser tomadas para evitá-las, tanto pelos técnicos responsáveis pela manutenção, quanto por aqueles que operam o maquinário.
Para garantir uma produção eficiente e evitar paradas inesperadas, é importante conciliar em seu cronograma os quatro tipos de manutenção industrial e contar com uma equipe especializada, capaz de realizar os diversos processos.
Nós da Fox Peças Intercambiáveis somos referência na manutenção de bombas helicoidais, estatores e rotores. Realizamos todos os tipos de manutenção, além de oferecermos peças de reposição de altíssima qualidade e compatíveis com todos os modelos e marcas presentes no mercado nacional.
Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.