O açúcar é um dos produtos mais importantes da história econômica da idade moderna, sendo o décimo maior produto de exportação brasileiro. Devido a grande demanda por este produto no mercado global, seu processo produtivo é constantemente aprimorado.
Nesse contexto, a utilização de bombas helicoidais no processamento da cana de açúcar tem trazido maior eficiência e reduzindo custos deste processo.
Em linhas gerais, podemos dividir o processo de produção do açúcar em três etapas, elas são:
- Esmagamento da cana de açúcar
- Evaporação e cozimento
- Cristalização do açúcar
Ao longo de todas essas fases, temos o uso extensivo de bombas para o transporte das mais diversas substâncias. Hoje apresentaremos para você mais informações sobre o processo produtivo do açúcar e como a incorporação de bombas helicoidais pode torná-lo mais ágil e rentável.
Esmagamento da cana de açúcar
A cadeia produtiva do açúcar se inicia no esmagamento, onde o suco da cana de açúcar é espremido. Geralmente, a moagem envolve vários processos, que vão desde um esmagamento inicial, que gera um suco ainda sujo, até a filtragem, que resulta na popular “garapa” ou “caldo de cana”, bebida muito comum em diversas regiões do Brasil.
Evaporação
Após a filtragem do caldo, ele se torna um líquido composto apenas de água, açúcares e sais minerais. Para que este líquido resulte no cristal de açúcar, são necessários alguns processos e o primeiro deles é a evaporação. Neste momento, o caldo é evaporado com o objetivo de extrair grande parte da água contida nele, tornando- se um xarope viscoso altamente concentrado.
Utilizar bombas helicoidais nesta etapa é fundamental para garantir a eficiência da produção. Este tipo de bomba tem como uma de suas funções bombear líquidos altamente viscosos ou que contenham resíduos sólidos, logo, são especialmente eficientes nesta etapa.
Cristalização do açúcar
Após a evaporação, o xarope resultante é cozido, cristalizando-o e transformando o mesmo em um tipo de massa. Esta massa por sua vez, será bombeada até uma centrífuga, onde ocorre a separação física do açúcar. Com o açúcar já cristalizado e separado, basta realizar uma secagem final e o produto está pronto para ser embalado.
Além de auxiliar no transporte da massa e xarope provenientes da cana, as bombas helicoidais também podem ser utilizadas para o descarte dos resíduos deste processo. Entre suas aplicações está o bombeamento do lodo resultante dos processos de decantação, um resíduo altamente abrasivo. Vale destacar que as bombas também são usadas na dosagem de produtos químicos para a decantação e ajuste de pH.
Se você deseja saber mais sobre a aplicação de bombas helicoidais no processamento da cana de açúcar, não deixe de conferir nosso site. Nós da Fox Peças Intercambiáveis somos referência na manutenção e na produção de peças de reposição para bombas helicoidais. Venha conferir.