Entenda o que é e como calcular o Backlog na Manutenção de uma indústria

Entre as várias tarefas de um gestor de manutenção, uma delas diz respeito ao controle da agenda de serviços a serem realizados nos equipamentos industriais da planta fabril. Para que tudo saia conforme o planejado e dentro de um tempo estimado, é essencial conhecer e saber como calcular o Backlog na Manutenção. Confira!

O que é o Backlog na Manutenção

Em suma, entende-se que backlog (atraso, em inglês) é todo o tempo que a equipe de manutenção levará para executar as ordens de serviço de manutenção solicitadas, planejadas, pendentes etc. Desta forma, ele se coloca como um passivo que pode ser calculado sobre as atividades de manutenção de uma indústria, identificando quanto tempo será necessário para colocar todas as ordens em dia.

Ou seja, trata-se de um indicador essencial tanto para o gestor de manutenção, que poderá ter uma estimativa praticamente concreta da demanda de serviço, como para o gestor de produção, que sabe o tempo estimado de parada da planta para a recuperação de seu pleno funcionamento.

Há uma forma bem simples para identificar o backlog na manutenção. Entende-se que o seu cálculo consiste na soma total das horas de ordens de serviços, dividido pela soma das horas disponíveis de trabalho da equipe de manutenção. 

Fazendo um breve exercício, caso a indústria tenha uma demanda de 5 ordens de serviço com 10 horas cada e uma equipe de 5 funcionários na equipe de manutenção trabalhando 8 horas por dia, logo, a planta tem 50 horas de serviço de manutenção e 40 horas de equipe por dia. Desta forma, seria necessário 1,25 dia de trabalho com produção parada para finalizar todas as ordens.

Gerenciamento de prioridades

O backlog na manutenção auxilia o gestor a definir prioridades e planejar um cronograma de execução de serviços no chão da fábrica. Aliado a outros indicadores, é possível prever quando a parada deverá ser realizada, quando será necessário comprar mais insumos e peças de reposição e muitos outros fatores. 

Afinal, de nada adianta calcular o backlog e demais indicadores essenciais na rotina de um gestor se não houver um controle completo de estoque com todos os insumos necessários para pôr os equipamentos industriais em ativa. Levar em conta todas estas prioridades fomenta também a redução de custos, tendo em vista que os colaboradores das equipes de manutenção estarão totalmente aptos para atender as ordens de serviço.
A Fox Peças Intercambiáveis possui uma grande variedade de peças de reposição para bombas helicoidais, contribuindo ativamente na praticidade das suas operações de manutenção e na qualidade da sua produção. Entre em contato e faça um orçamento.