Dicas para gerenciar melhor seu estoque de peças

Estar presente no mercado agroindustrial brasileiro é motivo de muito orgulho, mas não é uma tarefa fácil atender com agilidade empresas que muitas vezes se localizam em regiões afastadas das metrópoles.

Por estes e outros motivos, a Fox possui peças à disposição no Rio Grande do Sul, na filial em São Paulo, e também em Minas Gerais.

Porém, com uma gama de mais de 4 mil peças, devido à variedade de marcas, modelos e materiais, nem sempre a peça exata para a sua aplicação estará disponível, ou ainda estará longe de onde a sua empresa se encontra. Portanto, é de extrema importância planejar um estoque mínimo de peças de reposição para sua bomba helicoidal, para evitar apuros.

Separamos aqui 6 dicas para gerenciar melhor o seu estoque de peças:

  • Levantamento e organização: Antes de gerar requisições de compra de suas peças, deve-se realizar todo o levantamento de peças que a empresa já possui, organizando por modelos de equipamentos e aplicação, já que muitas vezes a empresa pode ter mais de uma bomba de mesmo modelo, porém para aplicações totalmente diferentes.
  • Identificação de peças críticas: Após mensurar o que já possui, deve-se também identificar peças que a empresa não pode ficar sem. São aquelas peças que comprometem uma produção e significam perda de dinheiro para a empresa.
  • Definir estoque mínimo: Identificando os modelos de equipamentos que a empresa possui, e peças consideradas críticas, pode-se definir a quantidade mínima que se deve possuir na prateleira para realizar uma nova compra. Deve-se também levar em consideração os prazos de fabricação e entrega do fornecedor.
  • Definir periodicidade de contagem do inventário: O estoque deve estar sempre atualizado em sistema ou planilhas, registrando retiradas e reposições, para não ocorrer nenhuma surpresa de percurso. Portanto, deve-se definir a periodicidade de atualização da contagem.
  • Alinhamento com setor de compras: É importante que o setor de compras esteja sempre muito bem informado quanto ao estoque de peças, pois é este setor que conhece os fornecedores, o prazo logístico de cada um, o tempo para negociação e fechamento, e consegue ter um poder maior de negociação de preços e prazos para pagamento.
  • Avaliar custo-benefício: No fim do processo, todo este trabalho precisa valer a pena com relação a custo-benefício. Deve-se levar em consideração o prejuízo que pode causar o tempo de espera de uma peça crítica que não se tem no estoque, e quanto o custo de uma parada de produção é maior do que o custo de estoque mínimo.

Conte com a Fox para abastecer o seu estoque. Não medimos esforços para manter a sua empresa produtiva, oferecendo embarques aéreos, transporte próprio dedicado, inclusive aos fins de semana, se necessário. Peça de reposição para bomba helicoidal é Fox.