Bombas Helicoidais são máquinas versáteis, que integram o processo produtivo de diversos segmentos, trabalhando, na maioria das vezes, de forma ininterrupta. Devido a estas características, esse tipo de equipamento está sujeito a vários processos de desgaste, que podem atrapalhar ou até mesmo interromper sua operação.
Grande parte desses processos de desgaste ocorrem devido ao bombeamento de substâncias abrasivas, mas também existem outros fatores de influência, como a falta de aderência do elastômero. Para ajudar você a identificar e corrigir estes possíveis problemas trouxemos este artigo. Conheça hoje as principais causas de desgaste das bombas helicoidais.
Queima do estator
Caso a bomba trabalhe a seco, o atrito elevado entre o estator e rotor pode causar a queima da borracha do elastômero. Dessa forma a Bomba helicoidal passa a não funcionar corretamente, devido a falta de aderência e a dilatação resultante da queima.
Excesso de pressão
Se a pressão de bombeamento por estágio for maior do que o especificado, a borracha do estator pode ser despedaçada, atrapalhando o funcionamento da bomba.
Desgaste por abrasão no rotor
Esse desgaste ocorre quando produtos de alta abrasividade, como aqueles provenientes da mineração, passam pela bomba helicoidal. Nestes casos, a tendência é que haja um desgaste na parte superior do rotor, que deve então passar a operar com menor pressão por estágio.
Nestes casos é recomendada também a troca do rotor para evitar maiores problemas na operação da bomba.
Desgaste por corrosão no rotor
Em alguns casos, líquidos altamente corrosivos podem ultrapassar as camadas de cromo do rotor e atingir rapidamente o metal base da peça. Nesses casos é necessário fazer a substituição da mesma, optando, de preferência, por rotores com camadas de cromo mais espessas e materiais com maior resistência à corrosão.
Descolamento do elastômero
Em sua construção, o elastômero é inserido dentro de um tubo de aço, formando assim o estator. Para garantir a fixação entre o aço e a borracha é realizada a adesivagem de ambas as partes. Caso a montagem ocorra de forma inadequada ou não ocorra a substituição do estator dentro do período indicado, a borracha pode descolar de seu envoltório terminando por ser rasgada devido a pressão da bomba.
A principal forma de evitar este problema é realizar revisões periódicas do estator, substituindo-o quando necessário. Caso ocorra o descolamento do elastômero, o funcionamento da máquina deve ser interrompido e o estator substituído.
Para todas estas situações que resultam em desgaste das bombas helicoidais é importante contar com um fornecedor que seja capaz de ofertar peças para qualquer tipo de bomba helicoidal e seja uma autoridade no assunto, como a Fox Peças Intercambiáveis.
Na Fox contamos com uma equipe capacitada e especializada na produção de peças e manutenção de bombas helicoidais, nossos produtos são compatíveis com todas as marcas presentes no mercado e, devido a qualidade de seus materiais, trazem uma maior produtividade para sua empresa.
Conheça nossos produtos e serviços ou entre em contato para saber mais!