Controle de Qualidade dos Estatores Fox

Você já sabe que os estatores da Fox são sinônimo de qualidade. Mas você conhece o controle de qualidade a que nossos elastômeros são submetidos?

Na Fox, temos o compromisso de entregar peças de qualidade para os nossos clientes. Assim, buscamos ano após ano inovações e melhorias em nosso meio. Além disso, também proporcionamos a garantia da nossa dedicação em cada etapa do processo.

Neste artigo iremos explorar os motivos que fazem os nossos estatores sinônimos de qualidade e excelência. Continue a leitura. 

Fox e SENAI, unidos por um compromisso de qualidade

Nosso rigoroso controle de qualidade é feito nos laboratórios do Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros, em São Leopoldo – RS. O instituto atua em projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação, consultas tecnológicas e serviços metrológicos na área de polímeros. Além disso, também desenvolve atividades de difusão do conhecimento através de eventos técnicos e cursos abertos ou in-company na área de polímeros. Você pode saber mais sobre o instituto clicando aqui.

Controle de qualidade: Conheça nossos ensaios

Ademais, realizamos em nossos elastômeros os ensaios abaixo. Eles têm a finalidade de avaliar se estão aptos para serem utilizados nas mais diversas aplicações nas bombas das indústrias. A seguir, veja cada um deles e seus propósitos.

Envelhecimento Acelerado em Estufa

Primeiramente, este ensaio compara os valores de Dureza, Tensão e Alongamento na Ruptura originais. Assim, chegando ao resultado, com os valores obtidos após exposição a tempo e temperatura, pré-definidos, em estufa. Portanto, esta variação possui uma especificação rigorosa e determina a vida útil dos estatores.

Dureza Shore A

Este ensaio determina o grau de compactação inter e intramolecular de um corpo de prova vulcanizado. O controle da dureza é fundamental para o conhecimento da capacidade de absorção da atividade dinâmica da borracha nos estatores.

Curva Reométrica (Determinação das Características de Cura por RPA

Visa conhecer o comportamento reológico do composto de borracha. Dessa maneira, define as variações mínima e máxima dos valores controlados. Ele é fundamental para a padronização do processo e a manutenção das propriedades físico-químico-mecânicas.

Resistência à Tração

Este ensaio determina dois dos itens que compõem a resistência mecânica de um composto de borracha. Afinal, a correlação entre a Tensão na Ruptura e o Alongamento na Ruptura é fundamental para a aplicação da borracha nos estatores. Assim, resultados com valores elevados para estas duas características garantem um excelente desempenho dos estatores no campo.

Resistência ao Rasgamento

Este ensaio é mais um item que compõe a resistência mecânica no composto de borracha. Dessa forma, um resultado com valores elevados para este item garante a durabilidade do estator. Afinal, mesmo exposto a partículas agressivas, seu rompimento será controlado.

Resistência à Abrasão

Finalmente, este ensaio complementa a resistência mecânica do composto de borracha utilizado nos estatores. A resistência à abrasão está diretamente relacionada com as resistências à tração e ao rasgamento. Portanto, uma resistência mecânica elevada garante para o estator durabilidade e desempenho satisfatórios para o cliente.

Após este rigoroso controle de qualidade, garantimos que nossos elastômeros estão preparados para suportar os mais diversos esforços em campo. Assim, podemos proporcionar mais segurança e satisfação a nossos clientes. Além disso, conseguimos apresentar laudos técnicos para cada lote de borracha, com base no número de rastreio que consta no estator.

Na dúvida, entre em contato com nossos especialistas. Estamos sempre prontos a lhe ajudar. Conte com quem entende de peças de reposição para bombas helicoidais. Conte com a Fox.

Fonte: Engenharia de Polímeros | SENAI – Disponível em: https://www.senairs.org.br/institutos/engenharia-de-polimeros

Apoio: Diogo Hahn, Responsável Técnico pela Fox Bombas, CRQ V 05301389